Wanderley Freire

Wanderley Freire
Designe de moda e acessórios.
Consultoria e Assistência de moda.
E-mail: wanderleyfreire@gmail.com

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Tendência, coleção, e diferencial.

      Três aspectos que quando bem trabalhados, temos retorno imprescindíveis.  Muitas empresas pecam nesses meros detalhes, que podem transformar numa reprovação em massa de nosso produto.
      Tendência: Todo ano é gerado uma gama de necessidades e disposição de matérias primas para os próximos cinco anos, pelos principais escritórios de estilo internacionais, através de pesquisas minuciosas por todo o planeta. Dessas pesquisas saem as macro tendências, que serão aproveitadas e discutidas pelas maiores empresas dentro do setor de criação e produto. Através de um minucioso trabalho junto ao publico e aos fornecedores, da-se o seguimento das micro tendências que abre um leque de possibilidades de trabalho. Nelas que as empresas devem trabalhar para que o seu produto de adapte melhor ao seu publico alvo. Isso quer dizer: que não existe uma única tendência no mercado de moda. A escolha certa dessa tendência é o ponto x da melhor escolha.
      Coleção: Uma coleção deve obedecer alguns critérios importante; Qual é o seu publico alvo? qual a faixa etária (devemos estipular uma média entre 5 anos)? Não existe faixa etária superior a 5 anos, pois mais que isso saímos de uma geração, e nos perdemos no gosto e hábitos de nosso publico. Falando em hábitos respeitamos o Dia-a-Dia de nosso cliente. Qual a renda de nosso publico? De quanto até quanto nosso publico está disposto a pagar por um produto? Isso é muito importante na escolha da matéria prima. Outro aspecto importante é a região e a cultura de nosso cliente, pois algumas culturas tem restrições a algumas cores e alguns tecidos. nada de poliéster para uma região de calor intenso. Se tiver alguma duvida dentro deste aspecto sua empresa está precisando urgente de um profissional da moda, pois ele está apto a desvendar e traçar o planejamento da coleção de forma exata e certeira. Nunca se esqueça que se você tiver mais que 50 por cento de acerto, sua coleção já é um sucesso. Vendo isso em volume: 50 por cento de seus modelos lançados foram vendidos completamente. Isso significa que com um lucro de 2.5, você teve 250 por cento de lucro em metade da sua coleção, que já é um numero superior ao investido. O que restou de sua coleção será vendido de forma mais lenta, que não significa estoque parado. Pois algum estoque você irá precisar para trabalhar o período de promoção. 
       Diferencial: Muitas empresas pecam neste aspecto, por apostarem no que a maioria está apostando, sendo assim, você terá um produto igual a todos seus concorrentes, e isso não é nada positivo, pois terá que conquistar seu publico pelo preço, que significa lucro baixo. O melhor a fazer é apostar numa tendência especifica ( como foi citado a cima). e criar alguns aspectos em diferença; seja no atendimento ou no próprio produto. Nunca esqueça das peças básicas, independente da tendências camisetas e camisas sempre são um produto com grande procura, assim como as calças. Aposte muito no seu ponto de venda, crie um diferencial de atendimento. Um cliente sempre gosta de se sentir importante, e ser bem atendido. Nem sempre ele deixa de comprar pelo preço, mas sempre deixará de executar uma compra por não se sentir bem atendido. O bom atendimento gera um retorno, e um marketing boca a boca, que não tem custo algum.
        Essas são algumas regras básica, de um grande sucesso comercial. Mais adiante aprofundarei mais em cada tema.
        
         Tenha um bom dia e sucesso em seus negócios.
      

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